Das 2.336 pessoas que utilizam o PAI-Serviço regularmente, 1.212 tem entre 61 e 101 anos de idade. A faixa etária acima dos 60 anos representa quase 52% do total. A maioria dos usuários ativos tem entre 61 e 80 anos – são 894 pessoas ou 38,3% do total.
Gerido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o PAI-Serviço conta com 7,4 mil usuários cadastrados, 2,3 mil deles aprovados e ativos. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 62,5 mil viagens, alcançando a média de 10,4 mil viagens mensais. O número é 4,5% maior do que o registrado no mesmo período de 2024, quando foram realizadas 59,9 mil viagens.
Entre os usuários ativos, 1,2 mil são homens (53%) e quase 1,1 mil são mulheres (47%).
Encurtando barreiras e distâncias
O propósito do serviço é promover dignidade no deslocamento de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida em Campinas. O serviço é subsidiado pela Administração municipal. Em 2025, o valor a ser subsidiado está previsto em R$ 15 milhões (anual).
O transporte gratuito porta a porta é feito por meio de uma frota de 55 vans adaptadas, que comportam cadeiras de rodas e assentos convencionais para usuários que utilizam andador ou viajam como acompanhantes.
Os agendamentos são priorizados na seguinte ordem: saúde, rede socioassistencial, educação, atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares) e trabalho. Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h.
Roteirizador vai otimizar viagens
Em fase de implantação, um sistema de roteirização de viagens será incorporado ao PAI-Serviço. A contratação do software é fruto de uma parceria entre a Administração municipal, a Emdec, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).
A ferramenta trará mais eficiência nos agendamentos, mais agilidade nas viagens, indicação das melhores rotas e, assim, proporcionará ampliação do número de usuários atendidos. A projeção é elevar os índices de atendimentos para 99%, com expectativa de chegar a 100%. Atualmente, a taxa de viagens recusadas gira em torno de 7%.
Como se cadastrar
Podem se cadastrar para utilizar o serviço pessoas com deficiência física ou restrição severa de mobilidade. Basta preencher formulário disponível no site www.emdec.com.br/pai. O usuário deverá passar por avaliação médica para caracterização da deficiência.
O formulário e documentos necessários devem ser enviados à Emdec pelos Correios (rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial), ou em formato digital pelo Fale Conosco Emdec Web (www.emdec.com.br/faleconosco), ou via aplicativo “Emdec”. Também é possível entregar nos postos do Agiliza Campinas, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Como agendar as viagens
Após a aprovação do cadastro, o usuário deve agendar as viagens pelo Fale Conosco 118 (Opção 2), aplicativo “Emdec”, Whatsapp (19 3731-2910) ou chatbot da Emdec, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, de acordo com cronograma disponível no endereço www.emdec.com.br/pai.
Os agendamentos devem ser confirmados pelos canais digitais da Emdec, a partir das 16h do dia anterior. Basta informar o código de usuário e o protocolo da solicitação. Não é preciso falar com um atendente. A confirmação também pode ser feita na página Consulta de agendamentos do PAI-Serviço.