Offline
Indaiatuba inicia campanha de vacinação contra a dengue com o imunizante Butantan-DV
Primeira etapa contempla profissionais da Atenção Primária à Saúde da rede municipal
Por Janete
Publicado em 06/02/2026 17:32
Saúde

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, inicia nesta segunda-feira (9) a campanha de vacinação contra a dengue com o imunizante Butantan-DV. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina é a primeira do mundo em dose única e induz proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

Para esta etapa inicial, o município recebeu 361 doses, correspondente a 45% do quantitativo previsto, que serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) da rede municipal. A vacinação terá início com os Agentes de Combate a Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde, avançando de forma gradual até contemplar todas as categorias que atuam na APS.

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba reforça que a vacina contra a Dengue, disponível para o público de 10 a 14 anos seguirá acontecendo normalmente. O imunizante previne contra todos os sorotipos do vírus (1, 2, 3 e 4) e exige um esquema de duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas, para garantir a proteção adequada. O imunizante está disponível em todas as 17 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. A sala de vacina no Hospital Dia, abre aos sábados, domingos e feriados, para facilitar a vacinação aos munícipes que não conseguem fazer a imunização durante a semana.

Boletim Dengue

Até sexta-feira (6/2/2026), Indaiatuba registra 11 casos confirmados de dengue. Outros 100 casos seguem em investigação e, até o momento, não há óbitos confirmados pela doença.

Em 2025, o município contabilizou 17.099 casos confirmados de dengue, com 80 notificações ainda em investigação e 23 óbitos confirmados. No período, houve um registro de caso chikungunya e nenhum de zika.

Butantan-DV

Conforme informou a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo, a aprovação da Butantan-DV é sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3 encaminhados à Anvisa. No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme. O estudo, conduzido entre 2016 e 2024, avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários residentes de 14 estados brasileiros. Resultados anteriores do acompanhamento de dois e 3,7 anos foram publicados no The New England Journal of Medicine e na The Lancet Infectious Diseases, respectivamente.

Composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, o imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. A maioria das reações foi leve a moderada, sendo as principais dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram raros e todas as pessoas se recuperaram.

Os benefícios da dose única foram descritos em um relatório publicado por pesquisadores do Reino Unido na Human Vaccines & Immunotherapeutics, em 2018. O estudo apontou que programas de imunização com menos doses estão associados a uma melhor cobertura vacinal e enfrentamento da doença.

Para ampliar o público autorizado a receber o imunizante, recentemente, o Instituto Butantan começou a recrutar voluntários de 60 a 79 anos para ensaios clínicos da Butantan-DV em quatro centros de pesquisa em Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e um em Curitiba, no Paraná.

Comentários