Offline
Saae Indaiatuba avança na construção da nova estação de tratamento de água no Tombadouro
Obra integra pacote de investimentos que ampliará a capacidade de tratamento e reservação de Indaiatuba
Por Janete
Publicado em 10/09/2025 17:30
Obra

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) está em andamento com uma série de projetos destinados a fortalecer a infraestrutura de tratamento e armazenamento de água na cidade, em destaque para a construção da Estação de Tratamento de Água no Bairro Tombadouro (ETA VI).

A Estação terá capacidade inicial de tratar 150 litros por segundo, podendo ser ampliada futuramente para 300 L/s. O projeto contempla sistemas de captação, adução, pré-tratamento, tratamento e reservação, além de um reservatório próprio com capacidade para 1 milhão de litros.

Atualmente, a obra está na fase de construção da Estação Elevatória de Água Bruta, subestação, bloco hidráulico, tanque de recirculação, tanques de produtos químicos, sistema de descarte de lodo, portaria, muro de fechamento e edifício de apoio. O investimento também prevê a instalação de outros três reservatórios que serão abastecidos pela ETA VI e atenderão bairros da região entre Itaici e Jardim Brasil.

Para viabilizar essas obras, o Saae conta com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), destinado ao desenvolvimento do Programa Integrado de Saneamento e Recursos Hídricos de Indaiatuba - Rio Jundiaí Limpo, que inclui diversas outras obras de esgotamento sanitário e saneamento.

Essas iniciativas fazem parte de um esforço conjunto para melhorar a qualidade de vida da população de Indaiatuba, aumentando a cobertura dos serviços de água potável e saneamento básico. De acordo com o superintendente do Saae, o engenheiro Sandro Coral, “as melhorias irão garantir maior eficiência no abastecimento e ampliar a qualidade dos serviços de água e saneamento, beneficiando toda a população”.

 

#PraTodosVerem: Imagem aérea mostra uma obra sendo realizada sobre um chão de terra. Existem estruturas de concreto, caminhões e maquinários de construção. Ao fundo, residências e densa vegetação. Fim da descrição. 

Comentários