Offline
Jornada do Patrimônio 2025 chega em Indaiatuba para celebrar cultura e memória paulista
Com foco na memória ferroviária a 6ª edição do evento traz atividades educativas, artísticas e culturais
Por Janete
Publicado em 28/07/2025 14:26
Indaiatuba

Com foco no legado das antigas linhas férreas na formação do Estado, a 6ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo chega a Indaiatuba e destaca a importância da malha ferroviária no desenvolvimento das cidades paulistas. Nos dias 02 e 03 de agosto, a programação gratuita, terá atividades em espaços históricos, voltadas para educação patrimonial e intervenção artística.

 

No dia 02 de agosto (sábado), às 10h, o ponto de encontro é no Museu Ferroviário para um Passeio Histórico com o Projeto Guardiões do Patrimônio, e terá duração de 2h. Já no dia 03 de agosto (domingo), a partir das 10h, no Casarão Pau Preto, terá Intervenção Artística para crianças com a Cia Tadito, “Jornada do Brincar: A Rua Conta a História da sua Cidade. ” Além de atividades voltadas para educação patrimonial e reflexão sobre preservação cultural com a comunidade.

 

“Convidamos a todos, famílias, estudantes, amantes da história e da cultura, a participarem conosco. A Jornada do Patrimônio é uma oportunidade única de celebrar e valorizar o que nos forma, o que nos conecta ao passado e constrói o nosso futuro. Venham prestigiar!", reforça a Secretaria de Cultura, Tania Castanho.

 

A iniciativa é realizada pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), e com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, e tem o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura

. A programação completa pode ser acessada https://amigosdaarte.org.br/jornadadopatrimonio/2025

 

Além de Indaiatuba e capital, a Jornada envolve cidades de diferentes regiões do Estado, reforçando a conexão entre memória e território por meio de ações voltadas à valorização do patrimônio ferroviário.

 

“Durante quase um século, a malha ferroviária não apenas impulsionou a economia paulista, mas redesenhou o território, estruturou cidades e moldou hábitos sociais. Ao destacar esse legado na Jornada do Patrimônio, reconhecemos a ferrovia como um elemento essencial da nossa memória coletiva e como um agente transformador que deixou marcas profundas na paisagem urbana, na arquitetura e na dinâmica cultural do Estado de São Paulo”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

 

Serviço

6ª Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo

Passeio Histórico

Data: 02 de agosto às 10h

Local: Museu Ferroviário de Indaiatuba

 

Intervenção Artística para Crianças com Cia Tadito

Data: 03 de agosto às 10h

Local: Casarão Pau Preto

 

 

Mais informações: https://amigosdaarte.org.br/jornadadopatrimonio/2025

Comentários
Comentário enviado com sucesso!